sábado, 10 de janeiro de 2009

modelo curriculum integralização credito metodista guaraci

Universidade Metodista de São Paulo
PROGRAMA DE Integralização de Créditos em Teologia
Localização
Campi e Endereço: Shopping Bonsucesso - Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 429 - Loja R-06 - Bairro Bonsucesso - Guarulhos - SPTelefones.: (11) 2486 9446 / 2486 9069Horário de Atendimento: seg a sex das 10h às 22h50 / sáb das 10h às 16hE-mail: pologuarulhos@metodista.br
Grande São Paulo: (11) 4366-5000
Rua Alfeu Tavares, 149
Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09641-000
Telefone: (11) 4366-5600
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1- Nome: Guaraci Pinheiro
1.2- Sexo: masculino
1.3- Filiação: Maria Lucia Pinheiro
1.4- Data de nascimento: 21-05-1972
1.5- Naturalidade:São Paulo-SP
1.6- Nacionalidade: Brasileira
1.7- Estado civil: casado
1.8- Religião: evangélico
1.9- Denominação: Batista Renovada Guarulhos-SP
2.0- Carteira de identidade: 22045468-1
2.1- CPF: 131988368-08
2.2- Título de eleitor: 1849349401-08
2.3- Endereço particular c/CEP: Rua Monjolos, 57 – PQ Brasília-Guarulhos 07243-140
1.12- Endereço profissional Av. Salim Farah Maluf, alt. 2400-Agua Rasa
1.13- E-mail: guara.nessa@uol.com.br
1.14- Telefone residencial (011)24847619
1.15- Telefone profissional(011)26019697
1.16- Telefone celular (011)80605728
2. FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO
2.1- Ensino Médio
2.2- normal
2.3- Instituição: E.E. “Juvenal Ramos Barbosa”
2.4- localidade: R: Marcos Antonio Liotta s-n Jd Rosa de França
2.5- Data de inicio e de conclusão: 1991-1994
3. FORMAÇÃO EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO
(Preencha um para cada curso de graduação.)
3.1- Titulação: Professor
3.2 – Curso:Licenciatura em Estudos Sociais
3.3- Instituição: Faculdades Integradas “Nove de Julho”
3.4- Localidade: Rua Diamantina, 302-310 cep. 02117-010 Vila Maria
3.5- Data de início e de conclusão: 1996-1997
4. FORMAÇÃO EM NIVEL DE GRADUAÇÃO
4.1- Titulação: Professor
4.2- Curso: Licenciatura em Historia
4.3- Instituição: UNAR- Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Uison
4.4- Localidade: Av. Emani Lacerda de Oliveira, 100-PQ Santa Cândida
4.5- Data de conclusão: 2007
4. FORMAÇÃO EM NIVEL DE GRADUAÇÃO
4.1- Titulação: Bacharel
4.2- Curso: Teologia
4.3- Instituição: IBES-Instituto Betel de Ensino Superior
4.4- Localidade: R. Siqueira Bueno, 628 4 andar –Belenzinho CEP 03172-010
4.5- Data de conclusão: 2009
(X ) Sim – anexe cópias dos comprovantes
( ) Não
5.1- Cursos de complementação Geografia (com pelo menos 1000 horas)
5.2- Titulação: Professor
5.3- Curso: Licenciatura em Geografia
5.4- Instituição: FEM-Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado
5.5- Localidade: Av. Dr. Athayde Pereira de Souza, s-n CEP 37750-000 –Machado-MG
5.6- Data de inicio e de conclusão: 2003-2004
(X ) Sim – anexe cópias dos comprovantes
( ) Não
6.1- Cursos de mestrado
( ) Sim – anexe cópias dos comprovantes
( X) Não
7.Experiência Profissional
7.1- Professor
7.2- Instituição: rede publica
7.3- inicio: desde 2003
7.4- habilitação: historia e geografia
8.PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (CONGRESSOS,
SIMPÓSIOS, SEMINÁRIOS...).
8.1- Participação em eventos
( ) Sim – anexe cópias dos comprovantes
( X) Não
9.PRODUÇÃO INTELECTUAL
9.1- Artigos publicados
( ) Sim – anexe cópias dos artigos
(X ) Não
10.1- Livros publicados
( ) Sim – anexe cópias da capa e sumário de cada obra
( X) Não
10.2- Capítulos de livros publicados
( ) Sim – anexe cópias dos capítulos
( X) Não
10.3- Trabalhos completos em anais
( ) Sim – anexe cópias dos trabalhos apresentados nos Anais dos
eventos; se os Anais forem publicados em CD, anexe cópia dos CD’s e de
suas capas
(X ) Não

plano de aula historia ensino fundamental

Proposta Curricular da disciplina de historia 5 série Ensino Fundamental
Conteúdo e temas
A civilização romana e as migrações bárbaras
Competências e habilidades
Recursos didáticos
Avaliação
Conceitos principais
Tempo e sociedade
Historia e memória
Historia e trabalho
Cultura e sociedade
1- Bimestre
Sistemas sociais e culturais de notação do tempo ao longo da historia
As diferentes linguagens das fontes mapas, imagens, entrevistas
Mito, memória e historia
A vida na pré historia e a escrita

2-Bimestre
Civilizações do Oriente Próximo: o surgimento do Estado e as civilizações egípcia, mesopotâmica, hebraica, fenícia e persa.
A vida na China antiga e na África antiga
1. Pensar histórica e problematicamente o conteúdo tratado
Representar
-ler e expressar-se com textos, cifras,
Registrar a medidas e observações
-sistematizar dados.
Elaborar relatórios.
Comunicar
Ícones, gráficos, tabelas e formulas
Descrever situações
Participar de reuniões.
argumentar
Conviver.
Convencer uma linguagem em outra
Planejar e fazer entrevistas
Trabalhar em grupo
Investigar e intervir em situações reais
-formular questões
Realizar observações
Selecionar variáveis.
Estabelecer relações
-interpretar, propor e fazer experimentos.
Fazer e verificar hipóteses.
Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe
-estabelecer conexões e dar contexto
-relacionar informações e processos com seus contextos
-identificar dimensões sociais, éticas e estéticas em questões técnicas e cientificas
-analisar o papel da ciência e da tecnologia no presente e ao longo da história.
Livro didático
Lousa
apagador
giz
DVD
retroprojetor
aula ambiente
mapas
aula expositiva
Dinâmica de grupos
caderno do professor

Pesquisa
Participação
E
Produção textual
Prova diagnostica
Prova bimestral