segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROJETO EDUCACIONAL PARA GUARULHOS


Projeto para Educação em Guarulhos


                             Guarulhos precisa inovar, e para isso, precisamos investir maciçamente na educação de modo que possamos crescer e desenvolver o município e fazer que os Guarulhence e usufruem desta melhoria na cidade.  Precisamos aumentar os investimentos criar condições para o cidadão guarulhense tenha uma educação de qualidade. Nisto precisamos criar metas ambiciosas e poder avançar mais na melhoria nas condições sociais de todo cidadão Guarulhense.
1.       Estabelecer metas que possa inserir a criança desde dá creche até as primeiras séries iniciais no 3ª Ano plena alfabetização com ambiente de sala de informática e valores.
2.       Que os CEUS e escolas municipais com espaço adequado sejam espaço para aprender e oportunidade de lazer em finais de semana no Programa Escola da Família. Para isso, devemos introduzir escola em tempo integral como forma de melhor inserir as crianças ao conhecimento com outros atrativos e também oportunidade para mães trabalharem e ver seu filho aprender de verdade.
3.       Parceria com a Guarda Metropolitana para aumentar o efetivo de policiais no CEUS e Escolas mais vulneráveis, principalmente em horário de entrada e saída das crianças da escola.
4.       Acabar com o turno da fome de maneira progressiva, dar condições que a criança aprenda de verdade, não saia do primeiro ciclo semianalfabeto. Para isso, aumentar o período escolar como temos hoje Estado-SP, entrada das 7h as 12 período da manhã, e período da tarde 13h às 18h.
5.       Criar o 2º segundo professor como temos no Estado e na Prefeitura de São Paulo nas séries iniciais.
6.       Contratar através de concurso mais professores para que possa suprir escolas que não tenham e também a figura do professor adjunto na eventualidade da falta do titular.
7.       Alguns CEUS e Escolas estaduais através da SEE criar parceria para aumentar a demanda de ensino Técnico para alunos do Ensino Médio, com isso, melhorar a mão de obra do cidadão Guarulhense.
8.       Criar um Fundo Educacional como temos no Estado de São Paulo que é FDE, facilitar verbas para manutenção escolar e programas de pastas e projetos de forma menos burocrática, com mais rigor na distribuição da verba escolar.
9.       O projeto leve leite para as crianças seja introduzido na Prefeitura.

Para que ocorra está viabilização do projeto é muito maior investimento da verba municipal, alterando para 30% da receita municipal, além de verbas federais enviadas por programações e projetos como escola tempo integral e outros projetos que pode ser criado que melhore o plano de cargo e carreira do profissional da educação e o desempenho do aluno em sala de aula, além de dar condições sociais para famílias melhor programar suas atividades seja no âmbito profissional como social.
Fazer que a criança nas séries iniciais viesse ter conceitos básicos sobre valores morais e cívicos através desta nova grade curricular que seja valorizada, através dos PCNs de demanda nacionais com aumento da carga horária. E no final do 1º ciclo começar introduzir conceitos de cidadania e valores. A parceria com Estado-SP ajudará a conhecer a demanda e realidade em lugares com maior vulnerabilidade social. E, para isso, devemos integrar projetos e diminuir a burocracia, aumentado os efetivos de funcionários concursados na rede e diminuir os cargos de confiança e aumentar cargos de confianças de efetivo exercício. Desde modo, teremos meta ambiciosa num período de médio em longo prazo em que a educação de Guarulhos melhore nos indicadores externos e internos.


Professor Guaraci Pinheiro